Apresentação

O 1º Festival Nacional de Curtas de Itaiópolis” – ITAICINE – Será um evento vibrante e apaixonante, dedicado a celebrar a diversidade cinematográfica em toda a sua glória. Aqui, realizadores de todos os cantos do Brasil têm a chance de compartilhar suas visões mais criativas e envolventes por meio de curtas-metragens que exploram os gêneros de ficção, animação e documentário.

Prepare-se para uma jornada através de aventuras emocionantes e fantasias cativantes! Queremos inspirar o público a sonhar alto, acreditar no extraordinário e se encantar com a diversidade de histórias que o cinema pode nos oferecer.

Neste festival, a imaginação é a protagonista, e as fronteiras da realidade são desafiadas a cada projeção. Reconhecemos a importância dos curtas-metragens como uma plataforma vital para os realizadores, permitindo-lhes experimentar, inovar e contar histórias impactantes de forma concisa e eficaz.

Junte-se a nós enquanto celebramos o talento nacional e promovemos um ambiente onde as vozes criativas podem florescer. Este é um evento que enriquece a cultura audiovisual brasileira e fortalece nosso cenário cinematográfico com sua diversidade e vitalidade. Prepare-se para ser transportado para um mundo de aventuras e fantasias que só o cinema pode oferecer!

O Clube16 de Abril (será o espaço oficial das projeções do 1º Festival de Curtas de Itaiópolis – ITAICINE) foi fundado em 1918, por um grupo de amigos que desejavam um local para recreação, bailes e organização de festas. Em 02 de Setembro de 1928, foi decidido entre os diretores o ingresso do “Cine Esperança”. O salão de baile era então transformado em sala de cinema. Carlos Link, vindo da Alemanha, que também era o dono da usina elétrica da cidade, responsabilizava-se na época pela projeção de filmes.

Link providenciou um pouco mais de uma centena de cadeiras de madeira com assento de palha, que ficavam dispostas em linha e carreiras no meio do salão, de frente para a tela. Os rolos dos filmes vinham em latas estreitas com tampa, e eram trazidos na sexta-feira, através de ônibus que parava em frente à casa de Link para a entrega, e as recolhia de volta na segunda-feira cedo. As latas com os rolos de filmes vinham dentro de um saco amarrado, e identificado com uma etiqueta e o nome do filme. Essa rotina era sagrada em todas as semanas em frente à casa da família Link. Os filmes vinham de Mafra depois de passarem no Cine Emacite, e o ônibus que os trazia era da Penha, que fazia a linha “Rio Negro - Alto Paraguaçu”.

A família Link recebia normalmente informação dos filmes que estavam passando no Cine Emacite, em Mafra, cidade vizinha de Itaiópolis, e após feita a escolha junto à distribuidora, recebiam cartazes com a propaganda dos filmes, bem como fotos de quadros da película. Esses cartazes e fotos eram afixados em dois ou três suportes de madeira, para serem encostados em paredes. Link providenciou também um alto-falante, tipo corneta, e mandou que fosse afixado na parede de frente do clube, bem no alto, acima de uma sacadinha de madeira. Mais ou menos uma hora antes de começar a sessão eram tocadas músicas nessa corneta, tais como “Theme from A Summer Place”, de Max Steiner, e “Il Silenzio”, de Nini Rosso, ouvidas a alguns quilômetros do clube. A população sabia então que logo o cinema iria começar, arrumavam-se para ir até o clube. Muitas vezes, também, o filme era compartilhado pela cidade, pois a corneta ficava com o som aberto para a população, e se podia ouvir os diálogos dos filmes.

Cine Esperança ou Cine Link

Realização:

Produção:

Apoio:

A equipe

Diretora Executiva

Salete Cercal

Produtor Executiva

Evandro Martin

Diretor Curatorial

Pedro MC

Diretor de Programação

Edemar Miqueta

Diretora Artística

Raquel Zanelatto

Diretora de Comunicação

Priscila Fernandes