Atividades

Inscrições em breve

  • 40 vagas.

  • Duração de 12h divididos em 4 dias.

  • Local: Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Itaiópolis - Centro

  • Gratuito.

De 23 a 26 - das 9h00 às 12h00

Oficina de roteiro com Di Moretti:

DI MORETTI

Roteirista nascido em São Paulo em 1961, é formado em Rádio & TV pela FAAP e em Jornalismo pela PUC-SP. Fez sua estreia em roteiros de longa-metragem no documentário O velho, a história de Luiz Carlos Prestes (1997), dirigido por Toni Venturi, cineasta com quem voltaria a trabalhar em diversos filmes, como Latitude zero e Cabra cega – ambos vencedores da categoria melhor roteiro do Festival de Brasília. Em 2009 dirigiu seu primeiro longa, em parceria com Julio Xavier, o documentário 23 anos em 7 segundos – O fim do jejum corinthiano. É professor de cursos de roteiro cinematográfico e consultor de laboratórios como o do Sundance Institute e o do SESC Rio de Janeiro. Além disso, fundou a associação Autores de Cinema (AC), que luta por melhor reconhecimento e proteção da atividade de roteirista no Brasil, assim como sua profissionalização no país. O seu segundo longa como diretor, A última estação (2012), foi dirigido em parceria com o cineasta Marcio Curi.

  • 50 vagas.

  • Duração de 2h.

  • Local: Salão Hugo Dyla - Bairro Alto Paraguaçu. (Haverá ônibus gratuito com saída da Praça Brasil às 13h30m e retorno às 16h40m)

  • Gratuito.

Dia 24 - das 14h00 às 16h00

Palestra com Sávio Leite sobre a “Mostra Udigrudi Mundial de Animação”

SÁVIO LEITE

Sávio Leite (Brasil, 1971) Estudou Comunicação e é Mestre em Artes Visuais pela UFMG. É diretor de curtas-metragens, professor de cinema de animação no Centro Universitário UNA e coordenador de workshops de vídeo e imagem, tendo colaborado ainda em vários projetos cinematográficos. Seus trabalhos foram apresentados e premiados em importantes festivais ao redor do mundo. Nominado quatro vezes ao Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e vencedor do Melhor Curta Metragem em animação desse prêmio em 2018. Foi júri em festivais na Finlândia, Chile, Colômbia, Equador, Peru e Armênia e em diversos outros no Brasil. Fundador e um dos diretores do TIMELINE – Festival Internacional de Video Arte de Belo Horizonte. Fundador e um dos diretores da Múmia – Mostra Udigrudi Mundial de Animação. Organizador dos livros: Subversivos: o desenvolvimento do cinema de animação em Minas Gerais ( 2013); Maldita Animação Brasileira (2015); Diversidade na animação brasileira (2018). Em 2017 lançou a coletânea MUMIA de Animações Mineiras em comemoração ao centenário da animação brasileira. Traduziu os livros Jorge Sanjinés e Grupo Ukamau – Teoria e prática de um cinema junto ao povo (2018) e A Forma realizada: o cinema de animação (2020).

  • 50 vagas.

  • Duração de 1h30min.

  • Local: Secretaria Municipal de Educação - R. Paulo Klodzinski, 799 - Centro, Itaiópolis - SC

  • Gratuito.

Dia 24 - das 16h00 às 17h30

Palestra sobre Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS com Talita Pedroza

TALITA PEDROZA
É Pós-Graduada em LIBRAS e Educação de Surdos pela ATUALIZE Pós-Graduação Faculdades Integradas Espírita – UNIBEM de Sorocaba SP. É Intérprete/Tradutora em LIBRAS desde 2011. Em sua trajetória tem atuado com traduções, cursos, palestras, assessoria e eventos. Siga e acompanhe o trabalho da Talita em @tatilslibras, https://www.facebook.com/tatilslibras e no canal do Youtube https://www.youtube.com/channel/UCcV5uq10UQMV_ELLgivlcvA
  • 80 vagas.

  • Duração de 2h.

  • Local: Salão Hugo Dyla - Bairro Alto Paraguaçu. (Haverá ônibus gratuito com saída da Praça Brasil às 13h30m e retorno às 16h40m)

  • Gratuito.

Dia 25 - das 14h00 às 16h00

Masterclass sobre produção de filmes de baixo orçamento com Cavi Borges

CAVI BORGES

Cavi Borges nasceu na cidade do Rio de Janeiro, no Brasil. Atuou no judô profissional até o ano de 2001. Por conta de lesões, não chegou a ir às Olimpíadas de Atlanta, em 1996, e Sydney, em 2000. Ao se aposentar como atleta, abriu uma locadora chamada Cavídeo na capital carioca. A loja se tornou referência na região por conta de seu acervo de filmes. Em seguida, se formou em Cinema e Audiovisual na Universidade Estácio de Sá e passou a atuar como produtor e diretor de cinema. Sua estreia como realizador se deu com o curta-metragem Sem Saída (2002). Ficou conhecido no meio cinematográfico a partir do final dos anos 2000, quando comandou os curtas Sete Minutos (2007) e Engano (2008), e o longa cômico Vida de Balconista (2009). Borges é conhecido como um dos principais produtores do cinema independente brasileiro. À frente da CAVIDEO já realizou 370 obras audiovisuais entre curtas médias longas series de tv webseries clipes e videoartes. Como diretor já fez 18 longas e 52 curtas ganhando 178 prêmios em Festivais nacionais e internacionais. Seus filmes já foram exibidos nos festivais de Cannes, Berlim, Locarno, Roterdã entre outros.

  • Local: Museu da Memória Regional - R. Alfredo Schneder, 1490 - Alto Paraguaçu, Itaiópolis - SC

  • Gratuito.

Dia 24 - às 20h00

LANÇAMENTO DE LIVROS

O livro tem a tradução de Sávio Leite, A forma realizada - O cinema de animação de Dean Luis Reys (Pimenta filmes e edições, 247 pgs, 2020). O livro aborda desde o início da arte da animação até animação japonesa partindo de dois de seus expoentes, Osamu Tezuka e Hayao Miyazaki e analisa também a diferença entre o mangá e o anime e como essas obras impactaram o Ocidente. A produção do realizador cubano Juan Padrón (1947/2020) é alvo de análise. Ele fez um dos filmes objeto de culto em toda a América Latina: Vampiros em Havana, longa-metragem, de 1985. A animação russa O conto dos contos, de Yuri Norstein, considerada uma das animações mais importante da história, também recebe uma longa análise no livro, com uma abordagem de seus aspectos técnicos e metafísicos. O autor russo, um dos maiores nomes da animação mundial, cedeu a imagem para a capa da edição brasileira. Os trabalhos dos estadunidenses irmãos Quay, Stephen e Timothy, mundialmente famosos pelas estranhas animações em stop motion, também são tema de análise e ponte para o desfile de outras personalidades importantes no cinema de animação do leste europeu, como Jan Lenica, Wladyslaw Starewicz e Jan Svankmajer.

O livro ainda traz um capítulo especial sobre o cinema digital e as novas formas de produção, partindo de um curta polonês magistral, de 1980, Tango, de Zbigniew Rybczynski, até os longas feitos em computação gráfica. O livro ainda explora várias facetas do cinema contemporâneo, passando por Steven Spielberg, James Cameron, John Lasseter, assim como autores do cinema que usam recursos da animação em algumas de suas obras, como Chris Marker e Peter Greenaway, até figuras mais undergrounds, como Ryan Larkin. Além disso, o volume traz uma bibliografia extensa com muitos livros desconhecidos entre nós e um glossário com termos técnicos usados no cinema de animação.

Diversidade na Animação Brasileira

O cinema de animação de

Dean Luis Reys

O livro Diversidade na Animação Brasileira (Editora MMarte, 198 pgs, 2018). O livro traz textos de Erika Savernini e Laryssa Prado (MG), Eliane Gordeeff (RJ/Portugal), Maurício Gino (MG), Fernando Ferreira Garróz (SP), Fábio Belotte (MG) e Marcos Buccini (PE), cada um analisando diversos aspectos da animação brasileira e suas especificidades. O livro ainda traz entrevistas com 8 expoentes da animação brasileira contemporânea, com um recorte na diversidade da produção independente. Depoimentos de Lisandro Santos (RS) , Fábio Yamaji (SP), Wesley Rodrigues (GO/Argentina), Andrés Lieban (RJ), Marta Machado (SC/SP), Rosária Moreia (ES), Carlos Eduardo Nogueira (SP) e Rubens Francisco Luchetti (SP). Um amplo painel da melhor produção e de seus autores.

  • 20 vagas.

  • Duração de 12h.

  • Local: Casarão Museu da Memória Regional em Alto Paraguaçu.

  • Gratuito.

Dia 25

Oficina de preparação de ator para cinema

____

Nascido em 31 de maio de 1975 em Florianópolis - SC, Richard Rebelo é um artista multifacetado. Iniciou sua jornada teatral em 1992, fundando o grupo Lieben Backus em Itajaí - SC, e mais tarde atuou no grupo Acontecendo por Aí. Em 1994, mudou-se para Curitiba - PR, onde aprimorou suas habilidades na Escola do Ator Cômico, trabalhando ao lado de Mauro Zanatta e Pita Belli. Sua carreira musical começou com o grupo Mundaréu, participando de espetáculos como "Guarnicê" e "As Aventuras de uma Viúva Alucinada". Reconhecido por seu talento, recebeu prêmios como o Troféu Gralha Azul por suas atuações em "As Loucas e os Lazarentos" e como produtor em "Morgue Story, Sangue Baiacu E Quadrinhos". Richard é também um estudioso da tradição oral e um pesquisador incansável. Transitando entre diferentes estilos e linguagens, ele mescla erudição com contos populares, e já participou de novelas e festivais de teatro renomados. Sua arte transcende barreiras, cativando públicos de todas as idades e origens.